A importância da educação infantil para a criança

É na primeira infância que a criança adquire capacidades indispensáveis para o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a vida adulta. Entretanto atribui-se à família a responsabilidade de educar, instruir e preparar a criança para viver em sociedade, respeitando as diferenças e valores humanos. Em complemento á formação familiar a Educação Escolar fita inserir o indivíduo no mundo científico.

Ao matricular a criança em uma instituição de Educação Infantil, os pais têm por intuito visar o cuidar como prioridade. No entanto a Educação Infantil, considerada a primeira fase da Educação Básica, tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança considerando os aspectos físico, cognitivo e socioemocional. Esta etapa é essencial para a formação da criança, pois fora do núcleo familiar ela faz seus primeiros experimentos e cria suas próprias hipóteses do mundo.

O sistema educacional brasileiro divide a Educação Infantil em dois segmentos: creche (crianças de 0 a 3 anos) e pré-escola (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses). Para cada fase há um marco a ser desenvolvido levando em consideração períodos de tempo previsíveis na infância. O professor é uma espécie de mediador na elaboração e execução das atividades visando o desenvolvimento de habilidades específicas para esta fase da vida.

As práticas pedagógicas na Educação Infantil giram em torno do brincar, pois a criança necessita reproduzir o seu cotidiano com ludicidade, facilitando assim, a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo uma relação entre a imaginação e a realidade com a finalidade de aprender e estabelecer as regras do seu coletivo promovendo a integração da criança na sociedade.

Em decorrência disso é possível promover a aprendizagem na primeira infância de maneira lúdica, priorizando as relações interpessoais e proporcionando a cidadania, o respeito e a ética social.

Cristiane C. Ribeiro de Freitas
Diretora Pedagógica do Instituto Iris Gonçalves
Pedagoga, Professora da Rede Pública

Próximos eventos

Eventos em breve...