Vacinação – Alerta para todos

O Programa Nacional de Imunização (PNI) tem 45 anos de existência, sendo referência internacional ao promover o acesso gratuito da população às vacinas, respeitando critérios e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O PNI organiza toda a política nacional de vacinação da população brasileira e tem como missão o controle, a erradicação e a eliminação de doenças imunopreveníveis. É considerado uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública no Brasil, em especial pelo importante impacto obtido na redução de doenças nas últimas décadas.

O Brasil é um dos países que oferece o maior número de vacinas à população. O Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Ao todo, são disponibilizadas na rotina de imunização 19 vacinas, cuja proteção inicia nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. As atividades da sala de vacinação são desenvolvidas pela equipe de enfermagem treinada e capacitada para os procedimentos de manuseio, conservação, preparo e administração, registro e descarte dos resíduos resultantes das ações de vacinação.

Existem os instrumentos de coleta dos dados, um sistema, que alimenta os locais onde os dados são gerados, permitindo conhecer, monitorar e avaliar a situação vacinal dos municípios, estados e do País.

Atualmente no Brasil e em outros países, têm ganhado força os movimentos de oposição às vacinas, que são aqueles que acreditam piamente que as vacinas causam retardo mental, autismo e atrapalha o sistema imunológico, infelizmente esquecem de analisar as evidências cientificas (estudos realizados), as experiências de outros países, e até mesmo a nossa história a respeito do assunto. Outros aspectos que contribuem para mudança no cenário das doenças preveníveis com vacinas é a facilidade de ir e vir de um local para o outro. Com isso este ano a Secretaria de Saúde emitiu um alerta diante dos casos suspeitos e confirmados de sarampo, tanto nas Américas como no Brasil, onde foram confirmados casos da doença.

A melhor e mais eficaz maneira de evitar o reaparecimento de doenças graves, altamente contagiosas é manter a caderneta de vacinação de todos em dia. Procure o Centro de saúde de referência da sua família e leve os cartões de todos os membros para atualização.

Deborah Gonçalves
Enfermeira graduada pela UFMG

Referências:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação. Brasília, 2014.
VARELLA,D. Sábios antivacinais. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/drauzio/artigos/sabios-antivacinais/. Acesso em 30 de Jul. de 2018.

Próximos eventos

Eventos em breve...