O projeto teve como objetivo a adequação do espaço físico com urgência devido a segurança das crianças e funcionários e para renovação do Alvará de Vigilância Sanitária e aquisição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro – AVCB, conforme o Art.1 da Lei Estadual 14130 de 19/12/2001, sendo necessárias as adequações do muro frontal, reestruturação do refeitório e porão. Também visando a ampliação de 1 (uma) sala e 1(um) banheiro no futuro.
Através do edital 001/2019 o Projeto Caminhar foi apresentado a Fundação Balbina de Araújo (fbcabh.org.br), tivemos a oportunidade de sermos escolhidos e sendo assinado o Termo de Acordo Nº013/2019, entre Fundação Balbina Camila de Araújo (FBCA) e o Instituto Iris Gonçalves.
Na execução ocorreram situações que não estavam previstas por estarem ocultas quando do planejamento ou devido à ausência de recursos obtidos. Na parte da estruturação do refeitório, quando da demolição do piso, foi encontrado uma caixa de aproximadamente 13 m² e 2 metros de profundidade vazia a qual teve que ser aterrada.
Diante dos imprevistos a instituição realizou eventos beneficentes destinando a arrecadação para cobertura do aterramento do piso do refeitório e complementação de serviços e aquisição de materiais viabilizando todo o projeto. Dentre os materiais, visando um ambiente mais agradável, foram utilizados granito Dallas para as bancadas utilizadas pelas crianças, luminárias coloridas, soleiras de granito Dallas no porão, no refeitório, peitoril do muro e jardim, e a pintura do portão externo.
Os pais fizeram uma avaliação positiva do projeto e ficaram satisfeitos com a estrutura física e aconchegante para seus filhos nos espaços que foram restruturados na conclusão da obra. Além da segurança das crianças em relação a substituição das grades pelo muro de vidro e um grande avanço para a aquisição do AVCB para a instituição continuar os atendimentos a comunidade. Faltam adequações em outros espaços físicos, mas obteve um grande avanço com a estruturação do refeitório, porão e muro em parceria com a Fundação Balbina de Araújo.
As crianças tiveram impacto na execução do projeto, demonstrando atenção ao que estava ocorrendo em volta delas. Por exemplo, quando passaram pelos funcionários da construtora, no momento que retiravam a grade, algumas disseram para eles “que não era para estragar a crechinha” e outras ficavam bravas. As crianças demostraram muito carinho e zelo pela instituição e apresentaram iniciativas para preservar o espaço.
O projeto Caminhar mostrou o alto valor agregado no desenvolvimento das crianças apresentando o cuidado delas com a instituição e como se sentiram valorizadas com o refeitório, por se tratar do espaço que eles entendem que agora tem mais autonomia por fato de ser bancadas e ficaram encantadas com o resultado visual dos elementos utilizados no ambiente. Gerou resultados positivos em vários aspectos na educação, no social e ambiental.
A partir do ano de 2020 será destinado um horário, uma vez por semana, para que cada turma cuide do jardim. O projeto teve êxito e superou às expectativas e continuaremos a realizar projetos para capacitação de recursos para adequar os demais espaços.
Para realizar adequação física visando a aquisição do AVCB e ampliação em uma sala e um banheiro, do imóvel do Instituto Iris Gonçalves, seria necessário o recurso financeiro de R$ 315.679,83 (trezentos e quinze mil seiscentos e setenta e nove reais e oitenta e três centavos). Com o projeto Caminhar a demanda reduziu para R$ 256.499,46 (duzentos e cinquenta e seis mil quatrocentos e noventa e nove reais e quarenta e seis centavos).
Recurso financeiro necessário para adequações físicas e ampliação do Instituto Iris Gonçalves


Antes da adequação do porão 
Antes da adequação do porão 
Antes da adequação do porão 
Refeitório antes a adequação 
Refeitório durante a execução 
Muro frontal antes da adequação

Obra finalizada – porão 
Obra finalizada – porão 
Obra finalizada – porão 

