Prezada Comunidade,

Vimos agradecer à empresária que nos permitiu concluir parte da reforma para adequação da estrutura da Instituição com vistas à obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que consideramos de suma importância para a segurança das crianças, educadores e colaboradores. Graças a ela teremos condições de retornar às atividades presenciais no 04/05/2021, terça-feira.

Ela que acompanha a seriedade, compromisso e qualidade do nosso trabalho, há aproximadamente 20 (vinte) anos, sensibilizada com a situação que passávamos, custeou as despesas para a colocação do guarda corpo em inox, da varanda e escada frontais, e os corrimões, além da grade para uma das salas do segundo andar.

DA NOSSA DIFICULDADE

Desde dezembro de 2018 até os dias atuais, apresentamos a Prefeitura de Belo Horizonte, todas às demandas para adequar o espaço físico da Instituição dentro da legislação dos órgãos competentes, como o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e conforme o protocolo da Secretaria de Saúde do COVID-19. Tais pedidos foram autorizados e desautorizados pelo organismo municipal (quando o contrato estava por assinar com os executores do serviço) pois mais de uma vez.

Infelizmente, mesmo com a visita e apresentação da estrutura e demanda à Subsecretária da Secretaria de Educação do Município (SMED) de Belo Horizonte e à gerente do setor de Manutenção e Adequação do Espaço Físico, não obtivemos recursos para apoio pelas mesmas não considerarem as adequações necessárias e emergenciais, que visavam atendimento às legislações.

Sem espaço para argumentação e reavaliação, mesmo buscando apoio de vereador da região, não tivemos solução de quaisquer partes e nem tão pouco resposta que justificasse a exclusão da Instituição que, desde o segundo semestre do ano de 2018, não recebe, do município de Belo Horizonte, através da SMED, quaisquer recursos extras destinados à melhoria da estrutura física, APESAR da transferência constante e repetidas para outras Instituições do município cujos dados possam ser verificados nos sistemas do município no período em questão. Sobretudo nos meses iniciais desde ano, como foi noticiado pela SMED nos órgãos de imprensa, mas infelizmente, sem respostas, não atende à Instituição.

Esclarecemos a todos que enviamos vários ofícios, e-mails e orçamentos para adequação desde 2018 a 2021, no qual até o momento não houve liberação de nenhum recurso financeiro para adequação e que a Secretaria Municipal de Educação tem ciência que fomos notificados pela Vigilância Sanitária devido a adequação da escada do refeitório, sobre o qual entramos com recurso para não sermos multados e pedindo a prorrogação do prazo.  O espaço aberto da Instituição o pátio está com problemas na rede fluvial, com alagamentos que envolvem ambientes internos, bem como a necessidade de manutenção da cobertura (furada em razão de eventos de chuva com granizo).

Mas, mesmo assim, apesar das dificuldades, não desistimos do nosso trabalho a quase 26 (vinte e seis) anos junto à comunidade que transcende empecilhos que nos tornam cada vez mais fortes e buscando apoio junto à sociedade como Instituição não governamental, sem fins lucrativos e vínculos partidários. 

POR FIM

O nosso obrigado à empresária que mantém a sua confiança em nosso trabalho, solidária à nossa necessidade, ajudou-nos a mantermos firmes o trabalho com vistas à segurança de todos, pois para nós isso é muito importante.

Próximos eventos

Eventos em breve...